O que é Naturologia?

 

A famosa frase que mais escutamos:

Natu o que?

 

 

 

Vou trazer aqui sobre o que é, mas sem esgotar o tema, até porque é uma graduação em construção e com muitas potências para serem exploradas.

Isso porquê de fato a Naturologia é uma graduação muito recente no Brasil (1998) e por isso ainda muito pouco conhecida. Porém, depois que a pessoa entende e vive, sempre vem o seguinte comentário: ‘Nossa que profissão mais linda e tão necessária para os dias atuais!’

Mas indo direto ao ponto, etmologicamente, a palavra Naturologia é de origem greco-latina, natu vem de recursos naturais em latim e o logia vem do grego e significa estudo e conhecimento.

Por conta do nome, muitos deduzem que é um curso mais voltado para a Natureza como meio ambiente. Não podemos dizer que não, pois há diversos naturólogos que estão mais voltados para a parte científica, estudando as potências das plantas medicinais, e outros estudando e fomentando a agroecologia – modo de plantar mais próximo ao que o meio ambiente já faz – e outros recuperando culturamente o modo de viver em harmonia com o meio, relembrando que somos parte da natureza e não algo a parte. Posso aprofundar sobre essa parte em outros posts.

Porém, conceitualmente a Naturologia é definida como:

“Conhecimento da área da saúde embasado na pluralidade de sistemas terapêuticos complexos vitalistas, que parte de uma visão multidimensional do processo de vida-saúde-doença e da relação de interagência e de práticas integrativas e complementares no cuidado e atenção à saúde”.

Callllllmaaaaa, ficou confuso? Normal, há muitas novas definições e por isso a Natu parece ser complicada kkk complexa ela é mesmo, pois está embasada na complexidade dos sistemas. Mas calma que já vou explicar melhor tudo isso.

Vamos definindo por partes a Natu:

1º) É da área da saúde, porém dialoga e nós estudamos na graduação as ciências biológicas, sociais e humanas… até um cadin de exatas também.

  • Algumas das disciplinas estudadas: morfologia, anatomia, patologia, bioquímica, biologia celular, farmacologia; psicologia integrativa, fundamentos de naturologia, embasamentos filosóficos, antropologia, gestão em saúde; bioestatística; medicina chinesa, medicina ayurvédica, meditação, arte integrativa, aromaterapia, hidroterapia, massoterapia, fitoterapia, reflexologia, iridologia, terapia floral, trofoterapia…

2º) É embasada em práticas de sistemas terapêuticos vitalistas como a Medicina Chinesa e Medicina Ayurvédica.

  • Mas o que seria Vitalista? É uma perspectivia que entende que é necessário reorganizar e restabelecer o equilíbrio vital (energético) do organismo. Conhecemos como Qi na Medicina Chinesa, como Prana na Ayurveda, Ki para os Japoneses, e traduzimos como energia, mas não é uma tradução que realmente capta o que seria, mas nos ajuda a dar uma ideia.
  • O foco na Naturologia, então, é justamente te ajudar a reequilibrar sua vitalidade, em todas as suas dimensões:

Oi? dimensões???

3º) Possui visão multidimensional, ou seja, não tem um olhar reducionista em que considera só o físico, pelo contrário, nós estamos atentos à sua dimensção física, vital, emocional, mental, espiritual, social e ambiental. Inclusive, na definição de saúde da Organização Mundial de Saúde, a OMS, traz todas essas dimensões 😀

4º) Vai ser comum você escutar Interagente em vez de Paciente ou Cliente. Isso porquê trabalhamos a relação de Interagência, que de forma bem sucinta é a co-participação da pessoa no seu próprio processo terapêutico. Exemplificando: em vez de simplesmente passar uma indicação de fitoterapia para o paciente tomar, nós buscamos primeiro saber se ela prefere chá ou tintura, se ela consegue comprar e tomar, além de explicar o porquê das plantas, seus efeitos, se ela pode tomar novamente se reaperecer os sintomas, se está tratando as causas, e por aí vai. Queremos também trazer autonomia em saúde, ensinando sobre promoção e precvnção de saúde. Mas vou explicar melhor em outro post sobre a Interagência, pois requer diversos princípios por parte do Naturólogo e do Interagente.

5º) Utilizamos as práticas integrativas complementares em saúde, as PICS, que hoje estão disponíveis no SUS também. Exemplo: Meditação, Terapia Floral, Aromaterapia, Reflexologia, Auriculoterapia e por aí vai.

  • A resalva é que o Naturólogo vai além das técnicas, seu maior diferencial é o seu olhar integral, multidimensional, sistêmico e complexo que facilita na construção de pontes para encaminhamentos, quando necessários, ou seja, ao cuidar dos sintomas, buscando as causas, consegue perceber quando um outro profissional de saúde deve ser acionado. Assim, garantimos o cuidado integral do ser humano.

Essa foi uma explicação breve, traduzindo os conceitos da definição da Naturologia, mas tem outros conceitos importantes que vou tratar em outros posts.

Mas, afinal, como e onde atua o Naturólogo?

Atuamos em consultório de forma personalisada, de forma individual ou com grupos. Mas podemos atuar também em hospitais, empresas, escolas, clínicas, casas de repouso. Além de SPAs, escolas de yoga e cruzeiros. Podemos atuar na saúde do trabalhador, do idoso, da mulher, das crianças, dos homens e por aí vai 😀

Cada naturólogo constroi o seu modo de fazer Naturologia, portanto, vai ser difícil você achar dois naturólogos que atuam da mesma forma. O que é comum a todos nós é o querer te ajudar a reequilibrar seu sistema com práticas naturais e indo além de só cuidar dos sintomas. Buscamos as causas e te auxiliamos a mudar pequenos hábitos que te trarão mais saúde e prevenção de doenças; Assim promovemos saúde, prevenimos doenças e recuperamos seu organismo. (Lembrando que não é que é natural que pode ser aplicado de qualquer maneira, há muitos fitoterápicos e óleos essencial que possuem contra indicações, sempre procure um profissional ao utilizar as medicinas naturais 😀 )

E aí? Ficou com alguma dúvida? Fique a vontade de perguntar por aqui e sugerir também novos temas 😀

Forte abraço da Fê e Saúde!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *