Juramento do Naturólogo e os Princípios da Naturologia

Quando me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse, nunca imaginei em dizer Naturóloga, afinal, nem sabia que existia essa profissão. Mas me apaixonei na primeira vez que a conheci. Paixão que tem se transformado em Amor. Sinto que é um privilégio amar o que faço como trabalho, ainda mais por eu ver que é mais do que uma graduação, e sim um estilo de vida.

Ainda vou falar mais por aqui o que é a Naturologia, porém hoje gostaria de compartilhar com vocês o Juramento que fazemos quando nos formamos como Naturólogos:

“A serviço da vida, me reconheço como praticante da ciência e arte da Naturologia.

Em respeito a este legado, honro os meus professores e todos os que preservaram e desenvolveram este saber.

Comprometo-me a buscar contínua melhora das minhas capacidades como agente facilitador da cura, estudando, refletindo e me dedicando genuinamente ao cuidado com a vida.

Comprometo-me a transmitir os conhecimentos adquiridos a quaisquer pessoas que dele necessitem, compreendendo que o saber humano serve a vida para além de mim mesmo como indivíduo.

Comprometo-me a respeitar a interagência, buscando sempre: Presença, Compaixão, Autonomia, Integralidade e Corresponsabilidade no cuidado com o outro.

Comprometo-me a aplicar os saberes aprendidos na minha própria trajetória, honrando a integridade de quem busca e confia o caminho que se prega.

Comprometo-me a respeitar, a serviço da interagência os seguintes princípios:

    • 1º Não causar dano: utilizando a menor força necessária para diagnosticar e tratar.
    • 2º O poder curativo da natureza:  reconhecendo, honrando e facilitando os caminhos de expressão da inteligência da vida.
    • 3º Identificar e tratar as causas: buscando tratamentos para além do sintoma.
    • 4º Educação: promovendo vias de aprendizagem e autonomia do interagente com a sua própria saúde
    • 5º Tratar o indivíduo como um todo: avaliando as várias dimensões do processo vida-saúde-doença, respeitando acima de tudo a complementaridade dos saberes e profissões no cuidado em saúde.
    • 6º Promoção de saúde e bem-estar: prevenindo o adoecimento e promovendo o
      equilíbrio em todos os meios em que nos forem cabíveis.

A partir deste momento, me reconheço como co-autor da Naturologia, comprometo-me a zelar pelo seu crescimento, sua evolução e pelo cumprimento da missão deste saber em prol da minha própria vida, da humanidade e do planeta.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *